Mini-curso sobre Squid

Sala cheia, nervosismo e parecia meu primeiro mini-curso. Na verdade era o segundo 😀

Pra começar, não foi possível disponibilizar maquinas para os participantes e assim tive que andamento como quase uma palestra, para continuar com o problema, o ar condicionado não queria funcionar. Nada mal para o segundo mini-curso. Azarado como sempre tive que ficar alternando entre a porta aberta, com o barulho do corredor incomodando a sala e a porta fechada e a sauna.

Quando comecei a falar, estava meio meio nervoso, mas ao poucos fui me soltando, contando piadas e afins. Tudo para tentar quebrar aquele clima tenso. Comecei pelo “básicão” para dar tempo para os outros que estavam presos no trânsito (18:00 na Av. paralela é um caos).

A “palestra” foi se desenvolvendo, até que as perguntas começaram a ser feitas, assim fiquei mais aliviado, vi que estava empolgando, pelo menos alguns.

Acabei falando sobre diversas outras coisas, desde HTB, passando por iptables layer7 e até mesmo camada OSI. Vejam só! Fantástico!

No final ainda sobraram alguns minutos e aproveitei para falar um pouco sobre tunning do squid e como funciona a autenticação do squid no Active Directory, mesmo que apenas conceitualmente.

Fiquei tão nervoso com o andamento da palestra que até mesmo esqueci de tirar foto, acredita nisso? Sala cheia e perdi essa oportunidade! Deixa pra próxima. 😀

Aproveito para anexar o slide da “palestra” ministrada hoje.

Legal mesmo foi ver dos boa parte dos alunos presentes trazendo os alimentos não-perecíveis, que lotou duas caixas. Realmente gratificante saber que o esforço de 4 horas “em pé” será recompensado matando a fome dos mais necessitados.

Interessado em assistir uma palestra ou mini-curso na área de TI. Acesse o website da Unifacs e escolha o seu. Corram, pois as vagas esgotam bem rápido.
Creative Commons License
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons.

4 Responses to Mini-curso sobre Squid

  1. Michell disse:

    Olá Rafael,

    cheguei ao seu blog pesquisando pelo Squid. É uma pena o arquivo não estar mais disponível, fiquei curioso para ver sua explanação.

    Se puder disponibilizar o mesmo novamente fico agradecido.

    Obrigado e parabéns!

  2. fernando franco disse:

    meu squid fica dando a mensangem que nao suporta procy transparent

    nao sei mais o q fazer

Deixe um comentário