Como migrar o SO no pc de sua casa

Há muito tempo venho tentando alterar o sistema operacional da maquina que fica na casa de meus pais, computador esse que tem diversos perfis de usuários. Meu Irmão mais velho, minha cunhada e seus dois filhos (Joanna com 12 anos e Jonas com 10).

Sempre não me sobrava tempo para esse árduo procedimento, pois a maquina tem placa mãe Foxconn (veja problema aqui) e pensei que demandaria muito tempo.

Porém um enorme vírus me forçou a formatar a maquina, e assim aproveitei para colocar somente o Gnu/Linux. Com a distribuição Fedora 9 comecei minha “cruzada”.

A instalação foi tranquila, pois usei um outro HD para colocar o sistema operacional, pois dos 120 GB, 90 GB estavam ocupados e não foi feito um backup, por conta que muitos dados estavam corrompidos e não tinha espaço para mover toda essa informação. Coloquei um hd IDE antigo, emprestado até que eu libere espaço no de 120GB. Nesse momento um dd irá me poupar retrabalho!😀

Agora vinha a pior parte, a configuração.

O meu maior problema:

Placa Wireless Realtek (rtl8180) (Sim, aqui a net é via radio!)

Sinceramente, não perdi muito tempo, a placa travava minha maquina de maneira intermitente. Isso começou a acontecer logo após que tentei instalar o driver disponibilizado pela Realtek (Lembrando que no source do driver tem a informação que o mesmo é EXPERIMENTAL) nunca funcionou comigo, talvez a placa seja falsa, pois já aconteceu comigo em placas wired da realtek também.

Coloquei um dispositivo usb para servir de placa wireless.

A sua marca é APRouter, mas foi reconhecido no lsusb como ZyDAS WLA-54L WiFi.

Não precisei de instalar nada, apenas pluguei e pronto (Eu tinha instalado o Madwifi, mas não acho que ele tenha algo haver, se tiver problemas, tente instalar o madwifi de acordo com esse link).

Wireless configurado via NetworkManager e funcionando redondinho!😀

Depois disso achei que teria problemas com adaptação dos meus sobrinhos, mas fui surpreendido com minha sobrinha ja mudando papel de parede, cores da barra e afins. Até mesmo mudou sua senha. Fantástico!

Eu levantei os perfis de todos os usuários da maquina:

Flávio (Meu irmão) – Ele é músico, usa a maquina apenas para ouvir musica, baixar cifras e coisas do tipo.

Proposição : xmms ou amarok com suporte a mp3 e firefox já satisfaz. Vou mostrar o audacity pra ele depois, pois ela não testou a maquina ainda.

Joanna (minha sobrinha) – Menina de 12 que usa a maquina para pesquisas de colégio, conversar no msn e “fuçar” a vida alheia no orkut. Aprovado perfeitamente por ela!

Proposição : Firefox e Amsn satisfazem totalmente o que ela precisa.

Jonas (meu sobrinho) – Garoto de 10 anos. Esse foi o mais fácil de satisfazer. Opearena e UrbanTerror fizeram sucesso com ele. Sem contar no Amsn e firefox para usar algumas vezes.

Cristiane (minha cunhada) – Adora trabalhar com designer. Nada que a dupla gimp e inkscape não resolvam. Ela ainda não testou as ferramentas a fundo, mas aprovou vendo superficialmente. Ela também adorou os efeitos do Compiz, que foi um dos argumentos para convencê-la na instalação.😀

Para agilizar minha configuração usei o easylife (ganhei muito tempo com isso!😀 Valeu Duli).

Todos os programas necessários foram instalados a partir dos repositório configurados (Incluindo o Livna).

Após configuração completa. Irei esperar o domingo de testes e ver o feedback do pessoal novamente.

Acredito que dei um grande passo aqui em casa, primeiro para manter esses usuários longe de vírus e em contato com esse SO mais seguro e estável.

Como Migrar o So no pc de sua casa

Tentarei incentiva-los a participarem de fóruns ou apenas reportar problemas, mas acho que será realmente difícil de acontecer, devido ao perfil de utilização dos mesmos. Mesmo assim irei passar o endereço do fórum da comunidade Fedora, para que possam “se virarem” sozinhos. Claro que estarei disposto a ajudá-los assim que necessário e possível.😀

Obs: Não coloquei nenhum passo técnico propositalmente, se precisar de alguma ajuda, poste um comentário, irei ajudá-lo com todo prazer.

26 respostas para Como migrar o SO no pc de sua casa

  1. […] impressora HP Laserjet P1005 no Fedora Logo após a migração informada no post anterior foi necessário instalar uma impressora HP Laserjet P1005. Fui em Sistema > Administração > […]

  2. Anderson Ferraz disse:

    Eu substituiria o AMSN pelo Emesene. Não uso o AMSN, não sei se ainda tá tão bugado quanto era quando eu usei (+/- 1 ano), mas a similaridade do Emesene com o MSN pode facilitar. Depois, podem ser apresentadas ferramentas como o Pidgin, que integra vários serviços num só.

    Fica aí a sugestão.

  3. JasonnFedora disse:

    Bom a minha familia e amigos que vem aqui em casa somente usa Linux. A minha esposa no inicio resistiu ao broffice, porem agora é craque no mesmo. A minha cunhada ja utiliza tudo em linux, ouvir musica, navegacao na internet, até usar o Gimp ja esta usando hehehe, o meu pai quando vem aqui ja esta realmente usando o linux sem dificuldade e impressionante no KDE 4🙂. Bom você deu um grande passo em sua casa, e espero que outras pessoas façam o mesmo que eu e vc ja fizemos e temos que mostrar que linux não é um S.O dificil de ser usado e sim tão facil quanto Windows.

  4. Rafael Gomes disse:

    Anderson,

    Obrigado, tinha esquecido dele, mas pelo que vi não tem suporte a webcam. Ainda não tenho, mas eles irão comprar. Tomara que eles coloquem o suporte logo, pois já está no roadmap deles.😀

    Gostei do emesene, muito mais rápido do que o Amsn.

  5. Olá,

    Parabéns pelo sítio.
    Para colaborar sugiro um passeio por http://gizmo5.com/pc/, resolve a questão da comunicação via rede.

    Também tenho problemas com a SemFio e nunca consigui fazer funcionar.
    Tenho um WRT 54G e CEntOS rodando em portátil e de mesa. Não consegui instalar a placa DWL G630 nem mesmo com o wraper do ruindous. Uso cabo no roteador. Qualquer comentário sobre este assunto me será útil.
    You can reach me at ViaBsb@Skype.com and at SIP:ViaBsb@IPTEL.org

  6. Rafael Gomes disse:

    Marcio,

    Tentou usar o auto-ndiswrapper? > https://techfree.wordpress.com/2008/07/26/auto-ndiswraper/

    Qualquer coisa nos avisa.

  7. Ataliba Neto disse:

    Rafael,

    Acho que o feedback vc ter daqui a alguns dias, no começo tudo é bom, mas deixa o tempo passar, trabalho do colégio chegar e etc.

    Comigo foi assim, tirei o XP e botei Ubuntu, no início todo mundo gostou, meu irmão e minha irmã. Meu irmão gosta de jogar e nem me venha com papo de Wine pq não dá pra comparar. Daí como não tinha tempo pra ficar ensinando o caminho das pedras, eles pediram pra voltar. MAS… a saga continua, vou instalar novamente o Ubuntu e evitar os erros que cometi.

    Eu fico aliviado em saber que eles estão no Linux, pois uso de vez em quando o pc deles pra acesso bancário e o que eles recebem de vírus por email e msn não é brincadeira.

    É isso aí, espero que dê tudo certo contigo aew😉

  8. Rafael Gomes disse:

    Por enquanto não tive problemas, mas tive uma boa aceitação. Vamos esperar.

  9. […] por Rafael Gomes (rafaelgomesΘprojetofedora·org) – referência […]

  10. Marcelo Vilar disse:

    Parabéns Cara,

    Acho que problemas virão pela frente, mas pelo geito você vai estar por perto para dar o apoio e isso deve ser essencial!Espero que coloque mais informações sobre a migração!

    Abraço!

  11. D_Ver@s disse:

    Perfeito so num concordo do Fedora 9
    Coloquei la em casa e realmente bugo tudo . . .

    Mas ja fiz essa experiencia la em casa com meu Pai que num sabia operar micro e coloquei Fedora e Kurumin para ele usar e escolher ele Optou pelo kurumin, pelas facilidades para quem ta começando agora vai e falar de Windowns para ele e capaz de ele ainda dar-lhe uns cascudos! Rsrsrs

    Mas por fim, poder ver novos user aderindo a linux e formidavel!

  12. Joao disse:

    Cara,

    Aqui em casa já faz tempo que só tem Linux, mas no começo eu instalei com dual-boot.

    Abraço!

  13. Tércio Martins disse:

    A pessoa mais difícil para convencer de migrar é designer gráfico (no geral)! Pra quem está adestrado no Corel Draw, no Illustrator, etc., qualquer coisa é motivo pra falar mal do Inkscape. E o Gimp então? Nem escrevo aqui, pra não perder a amizade😉

  14. Adam Astor disse:

    Aí amigo, sábia decisão.

    Aqui em casa fiz duas tentativas sem sucesso, tive que voltar para XP as máquinas de meu filho e a da minha esposa.

    Cansada do comportamento estranho de sua máquina, e vendo que na minha não há nenhum motivo de dor de cabeça provocado por vírus, trojans, malwares e outras porcarias, minha mulher pediu-me recentemente para eu instalar o Ubuntu.

    Ela agora está usando com mais segurança, acho que desta vez é definitivo, até usei o Wine para rodar o winplot, software para uso em matemática, ela é professora e tem vários softwares do WINDOWS, sendo que para cada um estou encontrando o correlato em Linux.

    Valeu pelo seu post. Bom, ainda falta o micro de meu filho que ainda reluta por causa dos jogos.

    Abraços

  15. […] por Rafael Gomes (rafaelgomesΘprojetofedora·org) – referência […]

  16. jap0nes disse:

    Parabens pela iniciativa!
    Aqui em casa instalei debian unstable no computador de minha mae e, uma semana depois, perguntei se ela tinha notado alguma diferença em relaçao ao windows, a resposta foi um sonoro “nao”.

    Apenas uma sugestao: nesse paragrafo:

    “Sempre não me sobrava tempo para esse árduo procedimento”, nao ficaria melhor:

    Nunca me sobrava tempo…
    😉

  17. Job disse:

    Para MSN, pode-se usar o mercury (www.mercury..to) que é melhor que o amsn e aceita webcam tb.
    é em java e tem versões linux windows e macosx. instalei no mac do meu mano.

    mas se gostou do amsn, sugiro fortemente usar a ultima versão em 0.97-2, se não tiver rpm use o .package.

  18. felipe disse:

    Existem alguns empecilhos que ainda atrapalham para uma migração plena como Desktop, como a escassez de suporte referente à implmentação de Dual View por parte dos fabricante (obs. Dual View não é Dual Head, ou Twin View), enquanto no Windows 2 cliques resolvem.

    Ademais problema de integração entre softwares em um ambiente de produção (isto não é problema deste, ou daquele, mas de uma falta de padronização).

    Pequenas coisas mas q são essenciais ao dia a dia.

    Quanto ambiente servidor, e facilidade de instalação e configuração (qdo suportado pelo Kernel), exceto pelo Slack, não há comparação…

  19. unbeta disse:

    Aqui em casa se usa Linux há yum bom tempo, já que geralmente sou eu que decido as coisas… =p
    Minha família só reclama do fato de eu trocar de interface e de distribuição praticamente todo santo mês. Mas eles não entendem que não é fácil ter um PC antigo e ter de ficar testando tudo quanto é distro pra ver qual melhor se adapta.
    Ora estou com o Pidgin no LXDE, ora o Emesene no KDE…
    Atualmente estou com o Dreamlinux. Minha família gostou do Gnome 2.22 e do Egage Dock. E todos usam o Emesene para conversar…

    “Sabe como Will Smith derrotou a nave mãe em Independence Day? Instalou (R)Uindows na coitada…”

  20. zzz disse:

    Acho o fedora muito pesado, mas se no teu pc funfou blz pra vc…boa sorte (em tempo prefiro mandriva ou Ubunto que rodam bem em minhas maquinas…algo que o fedora até faz, mas leeeeeeeeeeeeeeeeeeeeentooooooooooooo)

  21. julio menezes disse:

    Muito legal sua analise dos usuarios.

    Eu consegui migrar uma amigo meu que tinha horor de LINUX, achava que era so para nerds. Ele tinha uma maquina vela, um Pentium 120MHz com 32 de RAM que ia jogar fora. Instalei um Ubunti 7.1 e coloquei p P120 como terminal. Faz 2 anos, agora esta com Debian Etch e o terminalzinho continua voando baixo com Slack 10.1.
    Terminal eh show para mostrar o que eh um sistema Multiusuario, de como evitar e-Lixo e evitar filas para usar o computador na familia.

    []s
    julio

  22. Há um tempo atrás eu tinha um Windows rodando no VMWare (em tela cheia) só para o pessoal de Casa poder utilizar nos trabalhos do dia a dia. Até que as crianças encheram de vírus e deixou o Windows Inoperável.

    Como não estava com paciência de instalar o Windows novamente na VMWare, deixei somente eles utilizando meu Ubuntu (com outro usuário) e hoje em dia eles não reclamam de nada.

    No começo teve muitas reclamações (principalmente da minha irmã), mas depois que se acostumaram, todo mundo utiliza na boa, inclusive com vários programas do Windows que eles mesmo instalam através da Wine (2 cliques no .exe).

    Minha irmã falou que o aprendizado dela em casa com o Linux foi mais fácil do que no trampo dela, quando mudaram para o Vista, que sempre dá problema no di a dia dela.

  23. Tarcisio disse:

    Parabéns pela iniciativa, tb estou tentando migrar a máquina lá de casa e estou esbarrando em um problema: o internet banking do bradesco só funciona com o máquina virtual da MS e somente do IE. Algum de vcs tem idéia ou experiência de como contornar essa restrição ?
    Valeu

  24. Cj_exploit disse:

    Parabens! Estou tentando fazer a mesma coisa.

    So que no momento so conseguir fazer na minha maquina, falta convenser minha irmã e meu pai.

    Um dia consigo!

  25. Flávio disse:

    Minha placa wireless é uma smc, com chipset realtek 8185 e funciona nas mais diversas distros, algumas com ndiswrapper, e naquelas onde tenho um kernel mais atual, a novidade: o kernel 2.6.25 tem suporte nativo para os chipsets rtl8180/5, funcionando perfeitamente.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: