Ethtool gerencie sua interface

Estava eu procurando uma forma de descobrir qual a velocidade de minha interface de rede, saber se ela está negociando essa velocidade de forma automática e afins. Inicialmente pensei que seria um trabalho árduo de pesquisar no /proc ou afins. Estava convencido que precisaria criar um script para coletar essas informações.

Fui salvo por meu amigo Edmilson, pois fui informado que existe uma ferramenta chamada ethtool que faz tudo isso.

Deseja ver qual velocidade de sua interface? Se ela está negociando automaticamente?

ethool <interface>

Veja o retorno…

Ethtool gerencie sua interface

Exemplo

Inclusive é possível fazer alterações com essa ferramenta.

# ethtool -s speed <velocidade escolhida> <interface>

Se quer ver todas as opções dessa magnífica ferramenta, apenas digite ethtool no console ou veja aqui.

Pronto! veja todas as opções.

Valeu Ed!

2 respostas para Ethtool gerencie sua interface

  1. […] por Rafael Gomes (rafaelgomesΘprojetofedora·org) – referência […]

  2. Gabriel disse:

    Você pode usar também o mii-tool.

    Agora me diz uma coisa, você sabe como colocar como default a opção de velocidade da placa de rede?

    Abraços,
    Tomate.

Deixe uma resposta

