O Linux vai dominar o mundo?

Calma pessoal! Nada de teoria da dominação e afins. Era somente um atrativo para leitores.

O Linux vai dominar o mundo?

O Linux quando nasceu, era considerado brincadeira de estudantes rebeldes, pessoas que apenas passavam o tempo escrevendo codigos, por pura diversão. De boa parte é verdade, mas associar o Gnu/Linux apenas a estudantes sempre foi um erro. Ele sempre foi voltado a liberdade de escolha em todos os níveis . Seja entre estudantes ou empresas, mesmo que no inicio não era muito comum uma empresa adotar Gnu/Linux.

O cenário que temos hoje é o Gnu/Linux crescendo cada vez mais. Até mesmo existem estudos que informam que o Gnu/Linux estará presente em 90% das empresas de TODO globo.  Ou seja, realmente não é brincadeira de estudante.

Como o Gnu/Linux consegue crescer? Como ganhar dinheiro com o Gnu/Linux? A resposta é rápida! COMUNIDADE!

Os maiores avanços, denominados revoluções tecnológicas, foram feitas de forma colaborativa. Como por exemplo o TCP/IP, WWW e outros.

Como uma empresa pode participar da Comunidade? Por que ele deveria participar se pode pegar os resultados sem a necessidade de provar contribuição?

Simples, a comunidade é um ciclo, é necessário que alguém inicie esse ciclo e que outros dêem continuidade, sempre girando.

Exemplificando. Alguém lança uma solução X e a empresa Y resolve adotá-lo como ferramenta e então ela informa que usou e teve problema no serviço W dessa solução, outro pessoa que também está usando esse produto, visualiza a mensagem e resolve ajudar e então resolve o problema. Dias depois muitas outras pessoas resolvem aderir a ferramenta e com isso ele cresce cada vez mais. Crescendo não só em usuários, mas em corretores de falha, tradutores e afins. Veja comunidades como Fedora, Ubuntu e muitas outras.

Quem ganhou com tudo isso? TODOS! Pois todos participaram da comunidade, ambas pessoas ajudaram e foram ajudadas. Assim funciona a comunidade. Claro com algumas exceções de uma comunidade ou outra, mas essa seria a sua essência.

Mais e mais empresas vislumbram no Linux uma ótima oportunidade de negocio.

Pensar que o Linux não tem futuro é apenas fechar os olhos para uma tendência realmente clara no mercado, mesmo que essencialmente o mercado corporativo não seja o objetivo.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: