Sempre que vejo novos usuários de linux desktop sempre surge a mesma pergunta. “Como irei ouvir minha mp3?” e como solução temos a utilização de softwares sob patentes proprietárias. Algo que vai de encontro a ideologia dos militantes do SL. Não do usuário, sendo assim o uso de codecs proprietários sempre foi um problema na “libertação total” do usuário final das patentes.
O Ogg Vorbis é uma ótima solução para esses casos.
O que é o OGG Vorbis?
De acordo com Instituto Superior Técnico de Lisboa seria :
“Ogg Vorbis é outro conhecido método de compressão de áudio digital. Este projecto foi criado pela fundação Xiph.org. O seu nome deve-se ao facto deste tipo de ficheiros possuírem a extensão .ogg em que Ogg é um formato de conteúdo para qualquer tipo de informação multimédia digital, totalmente livre para utilização e sem ser restringido a patentes de software. Qualquer ficheiro Ogg pode conter informação que vai desde simples dados, texto, música e até vídeo. Por seu lado, Vorbis é um algoritmo de compressão/descompressão (codec) de áudio que é usado nos ficheiros Ogg.
A junção destes dois projectos criados pela Xiph.org deu origem ao Ogg Vorbis. Esta criação é totalmente livre de patentes e foi iniciada logo após Fraunhofer Gesellschaft anunciar os seus planos de cobrar licenças de utilização para o formato MP3. Christopher Montgomery decidiu iniciar o projecto e com o auxílio de inúmeros voluntários lançaram em Julho de 2002 a primeira versão do código do codec Vorbis. O objectivo principal do Ogg Vorbis é concorrer com codecs como o MP3 e o AAC atingindo igual ou superior qualidade.”
Agora surge a pergunta
Por que não utilizar OGG?
Frente a isso temos algumas perguntas basicas feita logo após essa oferta:
Qual player posso abrir a musica em formato OGG?
No mercado livre já tem vários players com suporte a OGG. Acredito que não seria grande problema encontrar um em uma loja especializada. O melhor, a preços acessíveis!
No carro, posso ouvir minhas musicas?
Já existem players automotivos com suporte a OGG também. Achei alguns no mercado livre também. Ou seja, nada que uma busca mais apurada em lojas especializadas não resolva.
O caso aqui é oferta e procura, se aumentarmos a procura, vai aumentar a oferta. Então quem tem interesse em se libertar do “monopólio” mp3 seria interessante já solicitar nas lojas os players com suporte a OGG.
Novamente nos cai a pergunta. Por que usar OGG?
Por que ele tem 25% do tamanho da mesma musica em mp3 e com qualidade superior.
Por que ele é livre!
É suportado 100% pela maioria das distribuições Linux.
Quer mais detalhes técnicos? veja aqui.
Usa Linux? Quer migrar? veja aqui como.
Quer se juntar a nós nessa luta em favor do OGG?
Divulgue essa idéia!




Quando alguém menos esclarecido (quase totalidade dos consumidores) pensa em música digital, qual o primeiro formato (que eles nem sabem ser um formato) vem à cabeça? MP3! Pois então o MP3 tornou-se sinônimo de música digital.
Existem outros formatos superiores ao MP3 nos quesitos tamanho, qualidade e faixa de operação de freqüência (eu mesmo já testei e usei alguns), mas sem uma estratégia boa de marketing e o surgimento de músicas nas redes de compartilhamento em formatos alternativos o MP3 continuará sendo sinônimo de música digital.
Outro lugar onde o OGG roda é no Nintendo DS: a homebrew Moonshell, usada em muitos flashcards e padrão no R4, o mais popular Flashcard para DS, aceita nativamente reproduzir arquivos OGG