Microsoft resolve “abrir” seus produtos

Microsoft resolve “abrir” seus produtos

A Microsoft com esse pronunciamento promete promover a interoperabilidade dos seus softwares com de outras empresas ou comunidade.

A documentação completa pode ser encontra nesse site, ela está em inglês e acredito que não será traduzida, até porque os interessados em projetos como esse no Brasil, com certeza tem ao menos uma noção de inglês, senão tem ao menos deveria, porém isso é conversa para outro post.

Na minha visão de profissional de informática, essa é uma boa noticia para o mercado de Software Livre como um todo, pois essa interoperabilidade é necessário para o aumento do software livre nas empresas, até mesmo para uma possível migração.

Do ponto de vista militante da filosofia do Software Livre, vejo essa noticia com certo indiferença, pois ela não tem a intenção em promover o acesso do software livre e sim a portabilidade de seus documentos, em outras palavras, deseja que a comunidade faça o trabalha que ele deveriam fazer, não por nossa imposição, mas por necessidade da empresa.

Pode parecer que meu pensamento seja meio absurdo, mas a Microsoft, junto a maioria das outras grandes empresas, até mesmo as “associadas” ao software livre, não está interessada nessa filosofia da livre escolha e conhecimento de fácil acesso. Infelizmente o que importa no SL é custo e confiabilidade.

Até mesmo essa atual ação pode ter ligação com a pressão sofrida pela Microsoft da União Europeia que investiga a Microsoft de utilizar de sua força de líder do mercado para promover o monopólio.

PS: A União Europeia também tem receio sobre esse pronunciamento.

Enfim, a comunidade SL que está ligada as empresas só têm a se alegrar.

Uma resposta para Microsoft resolve “abrir” seus produtos

  1. […] Euroupéia multa a Microsoft em €899 milhões. Mesmo com o pronunciamento da Microsoft sobre abrir as especificações de alguns de deus produtos, a União Européia multa a Microsoft […]

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: